Desde sempre tive a necessidade de ter um hobby, algo que me permitisse relaxar e descontrair dos desafios do dia-a-dia. Sempre acreditei que ter um passatempo traria mais equilíbrio para a minha vida e me ajudaria a lidar com o stress e a ansiedade. Com o tempo descobri que esta crença estava correta e que ter um hobby é algo fundamental para o meu bem-estar.

Neste artigo quero partilhar com você a minha experiência e dar algumas dicas para encontrar o passatempo ideal. Algo que o faça sentir-se bem e que o ajude a equilibrar as suas emoções.

O meu hobby favorito é a jardinagem. Desde há alguns anos, comecei a aproveitar o meu tempo livre para cuidar das plantas e flores que tenho em casa. Foi um processo lento, mas hoje é algo que faço com muito prazer e que me traz muitos benefícios.

Enquanto cuido das plantas, esqueço-me dos problemas do trabalho e dos desafios diários. A jardinagem é um momento só meu, que me faz relaxar e esquecer tudo o resto. Além disso, ver as plantas crescerem e florirem é algo muito gratificante. É como se estivesse a criar algo novo, algo que é só meu.

É claro que a jardinagem não é o hobby ideal para toda a gente. Cada pessoa é única e tem gostos diferentes. Por esse motivo, é importante encontrar o passatempo que melhor se adapte às suas necessidades e desejos. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a encontrar o passatempo perfeito.

1 – Experimente coisas novas

O primeiro passo para encontrar um hobby é sair da zona de conforto. Experimente coisas novas e diferentes. Pode ser algo tão simples como tentar cozinhar uma receita nova ou pegar numa nova atividade física. Importante mesmo é estar disposto a experimentar coisas novas.

2 – Pense no que lhe dá prazer

O hobby ideal é algo que o faça feliz. Por isso mesmo, é importante que pense nas atividades que lhe dão prazer. Pense nas coisas que lhe fazem sorrir e que lhe dão energia para continuar em frente.

3 – Considere o seu tempo livre

Como está o seu tempo livre? Pode ser que não tenha muito tempo disponível e que precise encontrar um hobby que possa ser feito em pouco tempo. Ou então, pode ter bastante tempo livre e estar disposto a experimentar algo que consuma mais tempo. Considere o seu tempo livre e escolha um hobby que se adapte a ele.

4 – Procure inspiração

Se não tiver ideia do que gostaria de fazer, comece por procurar inspiração. Pode ser em livros, na internet, em conversas com amigos. Há muitas fontes de inspiração, basta estar atento.

Encontrar um hobby é algo muito pessoal e que pode fazer muito bem para a sua saúde mental. Nunca é tarde para começar algo novo e descobrir novas paixões. Faça o teste e encontre o hobby ideal para si. Verá que o seu bem-estar será muito maior.