O Campeonato Brasileiro é a principal competição de futebol no país e é disputado por clubes de todo o país. A Série B é a segunda divisão do torneio e reúne times menos renomados e com menor tradição do que os participantes da Série A. No entanto, cada vez mais equipes estão investindo em suas estruturas e em contratações para subir à elite do futebol brasileiro. Neste artigo, vamos analisar a classificação da Série B do Campeonato Brasileiro de 2019.

A Série B do Campeonato Brasileiro é disputada por 20 times, que jogam entre si em turno e returno. Os quatro primeiros colocados ao final do campeonato garantem o acesso à Série A no ano seguinte. Os quatro times que terminam entre 5º e 8º lugares disputam uma fase eliminatória para decidir qual equipe também irá subir para a elite do futebol brasileiro. Já os quatro piores times na tabela são rebaixados para a Série C.

À medida que a competição avança, a tabela pode sofrer algumas mudanças e surpresas, com times indo bem acima do esperado ou decepcionando seus torcedores. Na edição de 2019 da Série B do Campeonato Brasileiro, alguns clubes mostraram um grande futebol e garantiram seu lugar na elite do futebol brasileiro em 2020.

O primeiro colocado na classificação da Série B de 2019 foi o Red Bull Bragantino, de Bragança Paulista, São Paulo. O time terminou o campeonato com 75 pontos, com 22 vitórias, nove empates e sete derrotas. Foi o primeiro título nacional da história do clube, que nasceu como Bragantino e se uniu com a Red Bull em 2019.

O segundo colocado foi o Sport Club do Recife, com 68 pontos, 17 vitórias, 17 empates e quatro derrotas. O clube pernambucano voltou à elite do futebol brasileiro depois de passar um ano na Série B.

Na terceira colocação ficou o Coritiba Foot Ball Club, com 66 pontos, 18 vitórias, 12 empates e dez derrotas. O time paranaense também retorna à Série A após um ano na segunda divisão.

O quarto colocado foi o Clube do Remo, com 61 pontos, 17 vitórias, dez empates e 11 derrotas. O time paraense subiu para a Série B em 2018 e conseguiu um acesso histórico para a elite em 2019.

Além desses quatro times, outros que também se destacaram na competição foram o Atlético Goianiense, o Paraná Clube, o Cuiabá e o América Mineiro. Por outro lado, o São Bento, o Criciúma, o Vila Nova e o Figueirense não conseguiram se manter na Série B e serão rebaixados para a Série C em 2020.

Essa é a classificação final da Série B do Campeonato Brasileiro de 2019:

1- Red Bull Bragantino (SP)

2- Sport Club do Recife (PE)

3- Coritiba Foot Ball Club (PR)

4- Clube do Remo (PA)

5- Atlético Goianiense (GO)

6- Paraná Clube (PR)

7- Cuiabá Esporte Clube (MT)

8- América Futebol Clube (MG)

9- Operário Ferroviário Esporte Clube (PR)

10- Botafogo Futebol Clube (SP)

11- Ponte Preta (SP)

12- Figueirense Futebol Clube (SC)

13- Vila Nova Futebol Clube (GO)

14- Criciúma Esporte Clube (SC)

15- São Bento Futebol Clube (SP)

16- Londrina Esporte Clube (PR)

17- Brasil de Pelotas (RS)

18- Guarani Futebol Clube (SP)

19- Vila Nova (ES)

20- Sport Club Guarany (CE)

A Série B do Campeonato Brasileiro em 2019 foi bastante equilibrada e com jogos de alto nível. Vários times deixaram sua marca na competição, mas, ao final, foram apenas quatro que garantiram o acesso à elite do futebol brasileiro. Para os torcedores e jogadores dessas equipes, foi um ano de muita comemoração e planejamento para conseguir se manter na Série A em 2020.